Sustentabilidade

A Construção Civil é uma atividade essencial para a sociedade e também é o setor econômico responsável pelo maior consumo dos recursos naturais explorados. Utiliza-se cerca de 20% do total do consumo de água na execução das obras e outros 40% de energia elétrica. A madeira é outro insumo indispensável para uma obra, que representa de 15 à 25 % do total da madeira extraída, sendo que a maior parte dela é ilegal. E como se não bastasse apenas consumir, os índices de geração de resíduos e poluentes são alarmantes. Podemos enquadrar a Construção Civil como a responsável pela geração de 65% dos resíduos, e pela liberação de 25% dos gases do efeito estufa, como CO2 e COV.

Diante desse cenário, os edifícios sustentáveis ou “green buildings” estão mudando essa realidade. Essas construções são planejadas para terem o menor impacto ambiental durante seu período de execução, e serem mais eficientes durante sua vida útil, com consumos reduzidos de energia e água e consequentemente menor emissão de poluentes. Com esse planejamento também é possível determinar que os materiais aplicados na obra, possam ter um novo uso, após a vida útil do edifício, fechando o ciclo de vida, desde sua aplicação, uso, reciclagem e reuso.

Com a inserção de um novo processo construtivo, a HAUSsteel incorpora o Light Steel Frame em suas construções, que é considerado um sistema construtivo inovador aqui no Brasil, e faz parte do Sistema CES – Construção Energitérmica Sustentável. Com associação do termo “construção à seco” esse sistema quase não utiliza água em seu processo e por ser um processo industrializado, a geração de resíduos é praticamente nula durante a execução no canteiro.

 A adoção de práticas legais é fundamental para o desenvolvimento sustentável, e com a industrialização e gestão da utilização do LSF desde a unidade fabril até o canteiro de obras é possível ter 100% desse controle. Também temos um controle rigoroso na escolha dos materiais que completam o sistema. A escolha de insumos de madeira é baseada em produtos provenientes de florestas renováveis, com manejo sustentável ou produtos certificados pelo FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal) que é a certificação mais aceita mundialmente.

A qualidade de vida dos usuários é indispensável em um edifício sustentável, e com bases em ensaios técnicos, uma parede em LSF possui altos índices de desempenho térmico e acústico, proporcionando maior conforto e redução do consumo de energia
elétrica com climatizadores para os ambientes. Além da preservação do meio ambiente, outro benefício direto aos consumidores da HAUSsteel é o viés econômico, com a redução na conta de água e luz, proporcionadas por todo o sistema LSF e pelos equipamentos integrantes da obra como Aquecedor Solar para água e Captação das águas pluviais do telhado, reservados em Cisterna para uso não potável. Com esse breve relato sobre construções sustentáveis, fica clara a intenção de preservar e utilizar os recursos naturais de forma consciente, com qualidade de vida e ainda gerar economia. Seja consciente e desfrute do melhor para você, sua família e seu planeta.

Encontre o produto HAUSsteel que melhor se enquadra em seu perfil.

Untitled-1